Estudo multinacional sobre a efetividade da (Hidroxi)Cloroquina – Serve ou não serve?

Muito se fala sobre a utilização da cloroquina ou hidroxicloroquina para pacientes com COVID-19. Temos vários protocolos espalhados em território nacional, colocando ela no começo, no meio ou no estágio final da doença. De forma empírica, a ciência tenta achar uma resposta frente a essa pandemia que tem levado vários pacientes a óbito.

Dito isso, vários foram os estudos realizados vinculados a descoberta de uma terapêutica eficiente contra esse quadro. Porém, os últimos estudos afirmam que a utilização desta droga é ineficaz contra a doença pandêmica.

A Organização Mundial de Saúde (OMS), por meio de seu instagram, publicou, há dois dias, que a cloroquina não apresenta evidências robustas de cura contra COVID-19. O link pode ser acessado aqui.

Porém, hoje, dia 22 de maio, um estudo multinacional intitulado “Hydroxychloroquine or chloroquine with or without a macrolide for treatment of COVID-19: a multinational registry analysis” traz novas evidências. Ele demonstra registros de 671 hospitais em seis continentes distintos, sendo utilizado para o estudo 96.032 pacientes. Este montante foi dividido em dois grupos, um (14.888) em tratamento e outro (81.144) como controle. O esquema pode ser visto logo abaixo.

Font: Article – The Lancet

O artigo conclui a pesquisa afirmando que o tratamento a base de hidroxicloroquina ou cloroquina, com ou sem macrolídeos (azitromicina), não produziu nenhuma evidência de benefício para o paciente. Em vez disso, este tratamento demonstrou-se estar associado ao aumento de risco de arritmias ventriculares e perigo de morte hospitalar por COVID-19.

Para mais informações veja o artigo e a página da OMS.

Cuide-se!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s