Possíveis alvos para tratamento da COVID-19.

Fundo de holograma de coronavírus realista Vetor grátis

O artigo intitulado A SARS-CoV-2 protein interaction map reveals targets for drug repurposing” publicado pela Nature (30/04/2020) aponta vários alvos possíveis para o tratamento da COVID-19.

Os pesquisadores encontraram mais de 40 substâncias com efeito apreciável contra a COVID-19 e dentre eles pelo menos 10 já são medicamentos utilizados e aprovados, ou seja, medicamentos que já fazemos uso ou que conhecemos bem as limitações, reações adversas e interações medicamentosas.

Os pontos altos do artigo, na interpretação do site Farmacologia Clínica, foram: A substância experimental PB28 (que demonstrou uma potência 20 vezes maior ao receptor que hidroxicloroquina se liga) apresentou menor afinidade pelo sítio de ligação localizado no coração. E a Progesterona, que parece possuir uma atividade antiviral contra o SARS-CoV-2. Aparentemente, o número de homens que evoluem para quadros mais graves da doença é bem maior do que o de mulheres. Sendo assim, a presença de progesterona pode estar vinculada a estes números, uma vez que temos quantidades bem distintas deste hormônio entre os sexos.

No mais, devemos seguir confiantes, esperançosos e respeitar o isolamento social, assim como, as medidas de prevenção para este quadro. Nós farmacêuticos, médicos, enfermeiros e os demais profissionais da área da saúde estamos lutando diariamente pela sua segurança. Cuide-se!

Referências Bibliográficas:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s