Questão – 06

Se você acompanha o facebook ou o instagram você viu a pergunta de número 06, falando sobre o sintomas da COVID-19. Nesta postagem contém a reposta comentada sobre a questão.

Qualquer dúvida, pode entrar em contato comigo pelas redes sociais, email ou comente aqui! Fique a vontade! =]

Para entendermos melhor o quadro, vou apresentar aqui uma introdução sobre o tema. Começaremos com algumas perguntas:

Você sabe o que é COVID-19, Coronavírus ou SARS-CoV-2?

Se sim, maravilha! Você está bem informado! Continue assim!

Se não, não tem problema! Deixa que eu te explico tudo bem direitinho!

Pra gente começar bem, vamos estudar algumas informações do Ministério da Saúde para responder essa parte introdutória, ok?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.


COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, que apresenta um quadro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a maioria dos pacientes com COVID-19 (cerca de 80%) podem ser assintomáticos e cerca de 20% dos casos podem requerer atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória e desses casos aproximadamente 5% podem necessitar de suporte para o tratamento de insuficiência respiratória (suporte ventilatório).

Agora que você entendeu um pouco mais sobre o que seria a doença que está causando a pandemia, voltemos a questão.

Existem algumas divergências, não tão discrepantes, entre os dados:

A FIOCRUZ, por exemplo, relata que:

O “período de incubação” se refere ao tempo entre a infecção do ser humano pelo vírus e o início dos sintomas da doença. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), no caso da Covid-19 esse intervalo varia de 1 a 14 dias, geralmente ficando em torno de 5 dias.

Já a Organização Mundial de Saúde (OMS – WHO), traz uma média de 5 a 6 dias, podendo chegar a 14 dias, como mostra o texto abaixo extraído na íntegra.

The incubation period for COVID-19, which is the time between exposure to the virus (becoming infected) and symptom onset, is on average 5-6 days, however can be up to 14 days. During this period, also known as the “presymptomatic” period, some infected persons can be contagious. Therefore, transmission from a pre-symptomatic case can occur before symptom onset.

O Centro para Prevenção e Controle de Doenças (Centers for Disease Control and Prevention (CDC)) dos Estados Unidos traz de 2 a 14 dias.

Sendo assim, não fica tão exato o período, pois existe uma pequena variância entre os dados. Porém, fica óbvio que os sintomas ocorrem entre o dia 1 ao 14 após o contato com o vírus. Como os outros itens estão fora dessa margem, o item correto é item C.

Gostou? Compartilha!

Referências Bibliográficas.

Centers for Disease Control and Prevention. CDC
https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/symptoms-testing/symptoms.html?CDC_AA_refVal=https%3A%2F%2Fwww.cdc.gov%2Fcoronavirus%2F2019-ncov%2Fabout%2Fsymptoms.html

Fiocruz
https://portal.fiocruz.br/pergunta/qual-e-o-tempo-de-incubacao-do-novo-coronavirus

WHO
https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/situation-reports/20200402-sitrep-73-covid-19.pdf?sfvrsn=5ae25bc7_6#:~:text=The%20incubation%20period%20for%20COVID,persons%20can%20be%20contagious.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s