Paracetamol Injetável – Uma nova alternativa terapêutica

A HalexIstar, uma indústria farmacêutica nacional, acaba de lançar no mercado a primeira apresentação injetável do medicamento paracetamol (acetaminofeno).

A nova formulação está sendo produzida em bolsas prontas para uso o que garante que os profissionais prescritores tenham uma nova alternativa terapêutica para pacientes que apresentam, por exemplo, alergia a dipirona ou outros fatores que justifiquem a indicação.

Segundo a empresa, o medicamento recebeu o nome de Halexminophen® e está indicado, segundo a bula, para:

Tratamento de curto prazo da dor moderada, especialmente após cirurgias, e redução da febre, quando a administração por via intravenosa é clinicamente justificada ou outras vias de administração não são possíveis.

Uma das grandes dúvidas sobre o medicamento seria a respeito da sua segurança ao ser administrado de forma sistêmica. A bula do medicamento traz um estudo sobre o tema, onde foi avaliado tanto a segurança como a dinâmica de início da eficácia antipirética do paracetamol intravenoso 1g. Essa apresentação foi comparada ao paracetamol via oral (500 mg, dose de 1 g) no tratamento de febre induzida por endotoxina. Os autores concluem o texto dizendo que uma única dose de paracetamol intravenoso mostrou-se segura e eficaz na redução da febre, embasando a indicação e segurança do mesmo.

Sobre a farmacocinética, ligada a esta via de administração, temos que a biodisponibilidade do paracetamol após a infusão de 500 mg e 1 g é semelhante a observada após a infusão de 1 g e 2 g de propacetamol (correspondendo a 500 mg e 1 g de paracetamol), respectivamente. A concentração plasmática máxima (Cmax) de paracetamol observada no final de uma infusão intravenosa por 15 minutos de 500 mg e 1 g de paracetamol é de cerca de 15 μg/ml e 30 μg/ml, respectivamente.

O site ICTQ traz as apresentações e finalidades do medicamento:

A princípio, a assessoria de imprensa responsável pela divulgação do novo medicamento afirma que ele será administrado apenas em ambiente hospitalar. “O Halexminophen contém 10mg/ml de paracetamol e será comercializado em duas formas de apresentação: bolsas de 50ml com 500mg e com 100ml contendo 1000mg, que visam atender públicos diferentes em seus tratamentos, tais como: infantil, adulto, geriátrico ou pessoas com condições de saúde variadas. A dosagem indicada para cada paciente deve ser determinada pelo médico”, informou a empresa em comunicado.

As partes em negrito são crivo do site Farmacologia Clínica®.

A empresa fará transmissões on-line para divulgar o produto.

A primeira transmissão foi realizada terça-feira, dia 14/07, onde o Prof. Dr. Marcelo Vaz Perez, coordenador do curso de Medicina Intervencionista da Dor no Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês, e o Dr. Marcio Matsumoto, diretor de Práticas Médicas dos Serviços Médicos de Anestesia (SMA) e instrutor responsável da Residência Médica do CET-SBA do Hospital Alemão Oswaldo Cruz-SMA falaram sobre medicamento.

A segunda transmissão será no dia 20/07, às 20h e contará com a presença do médico americano Dr. Ronak Desai, diretor da Divisão Regional de Anestesia e professor assistente de Anestesiologia da Cooper Medical Schoolof Rowan University (EUA). O acesso é gratuito e deverá ser feito através do link: www.halexistardigital.com.br.

Referências Bibliográficas:

  • Bula do medicamento – Disponível no bulário da ANVISA. (Link disponível na aba Links Úteis desse site.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s