Curso de Atualização Sobre Plantas Medicinais

Fonte: Curso Plantas Medicinais e Fitoterapia – Minis. Saúde | Fiocruz.

A fitoterapia vem se mostrando muito útil ao longo das décadas na prática clínica. Com esse fenômeno, ter o entendimento deste arsenal terapêutico traz grande valor a farmacoterapêutica do paciente. Vários são os fitoterápicos que são utilizados para as mais diversas patologias e possuem resultados satisfatórios.

O Formulário de Fitoterápicos (1a Ed.) traz um pouco do histórico da fitoterapia no Brasil e achei pertinente informar essa parte para vocês. Este e-book na íntegra pode ser encontrado aqui.

Em 1978, a Organização Mundial da Saúde reconheceu oficialmente o uso de fitoterápicos. No Brasil, a política de plantas medicinais e fitoterápicos remonta de 1981 por meio da Portaria n. º 212, de 11 de setembro, do Ministério da Saúde que, em seu item 2.4.3, define o estudo das plantas medicinais como uma das prioridades de investigação
clínica e, 1982, o Ministério da Saúde (PPPM/Ceme) lançou o Programa de Pesquisa de Plantas Medicinais da Central de Medicamentos para obter o desenvolvimento de uma terapêutica alternativa e complementar, com embasamento científico, pelo estabelecimento de medicamentos fitoterápicos, com base no real valor farmacológico de preparações de uso popular, à base de plantas medicinais. Ao longo dessa trajetória várias políticas envolvendo plantas medicinais e fitoterápicos foram implantadas destacando, mais recentemente, o decreto 5.813, de 22 de junho de 2006, com instituição da Política Nacional de Plantas medicinais, e o seu programa instituído pela portaria interministerial 2960, de 09 de dezembro de 2008, e a portaria 971 de 03 de maio de 2006, que insere as práticas integrativas e complementares no Sistema Único de Saúde (SUS).

Tendo em vista esta gama de possibilidades terapêuticas o Ministério da Saúde, juntamente com a FioCruz, está disponibilizando um curso online contendo uma atualização sobre a temática.

Foto retirada do site da Fiocruz.

O curso irá certificar os alunos e serão apenas 3000 vagas. Outros detalhes podem ser encontrados abaixo como também no site da FioCruz para inscrições.

Foto retirada do site da Fiocruz.

Achou interessante? Compartilhe esta informação e faça a sua inscrição aqui.

Referências Bibliográficas:

  • Formulário de Fitoterápicos Farmacopeia Brasileira 1a Ed.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s